As instituições de ensino que tendem possibilitar ensino remoto enfrentam uma rigorosa moderação do Ministério da Educação (MEC). São examinados quesitos como os certificados dos docentes, a matriz curricular, os mecanismos de aprendizagem, a infraestrutura física dos polos de apoio e a infraestrutura tecnológica dos sistemas de interlocução utilizados.
A esse ponto se soma uma série de outros aspectos modos, compromisso e presença. Contudo, cultura até então contêm valor alto no somatório da avaliação.
Uma das apreensões de quem cria cursos EAD é facilitar que o continue conectado por o tempo necessário para captar os assuntos. Por isso, são estipuladas novas formas de apresentação e relações que facilitam o ensino de maneira lúdica e eficaz, cativando a concentração do discente.
Antes de começar o curso o educando conseguirá escolher o tanto da carga horária que tem interesse em obter. O conteúdo programático regularmente é o mesmo, a única distinção estará na complexidade abordada em cada conteúdo.